top of page
9.png

Em toda sua trajetória, Timóteo nos deixou um exemplo de temor, obediência e confiança. A bíblia descreve em Atos 16:1-2 que Timóteo foi bem instruído espiritualmente pela sua mãe e por sua avó que eram judias e servas de Deus.

 

Entende-se que Timóteo era um jovem de bom testemunho e querido por todos à sua volta, e também em sua congregação. Paulo, observando o bom testemunho de Timóteo, o levou junto com ele para suas viagens missionárias; para instruí-lo na sã doutrina e na palavra de Deus, afim de que este jovem tivesse experiências com o Senhor em sua trajetória espiritual.

 

Notamos que o ministério de Timóteo não foi construído rapidamente, de uma hora para outra, mas, desde menino ele foi instruído na palavra de Deus para que pudesse 8 crescer na graça e no conhecimento do Senhor.

 

Como Paulo vai dizer em 2 Timóteo 3:14-15 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. “

 

O jovem Timóteo foi escolhido pelo próprio Deus para desempenhar um importante ministério. E Paulo, sabendo disso, sempre o aconselhava acerca da obra no Senhor. A Bíblia também nos mostra a capacidade de Timóteo em ser liderado e a sua humildade na obra do Senhor.

 

Em nenhum momento encontramos Timóteo fazendo suas próprias vontades ou seguindo seus próprios conselhos; ou até mesmo, reclamando com o apóstolo Paulo; pelo contrário, nós vemos que ele permaneceu íntegro a palavra de Deus.

 

Ele sempre esteve atento para cumprir o que lhe fosse ordenado, pois respeitava a liderança de Paulo e se submetia a ele todas as veze, por esse motivo, foi um exemplo de obreiro e um grande evangelista no tempo da igreja primitiva.

 

Embora Timóteo fosse muito jovem ao exercer seu ministério, ele tinha um compromisso verdadeiro com aquele que o havia chamado para a Sua boa obra.

 

Que venhamos a seguir o exemplo de Timóteo, que mesmo jovem tinha um compromisso verdadeiro com o Criador e tinha prazer em servir na obra de Deus.

bottom of page