top of page

"RETETÉ"

PRÁTICA DO MODISMO

 Por Valter França

         

        

         Este movimento, também conhecido por “sapatinho de fogo” ou "canela de fogo" em alguns estados brasileiros, pode ser descrito como uma “manifestação física” praticada durante alguns cultos religiosos.

         Mas, diferente do que muitos podem pensar, o “reteté”, não surgiu diretamente do pentecostalismo. E sim, paralelamente ao movimento pentecostal.

         O “reteté” consiste em demonstrações de emoções de modo exagerado que, de acordo com seus praticantes, são “manifestações do Espírito Santo de Deus”.

         Na maioria desses cultos, vemos exibições de pessoas que, aparentemente, perdem o controle de si; cantam, dançam, pulam, sapateiam  e gritam desorientadamente. Estes e outros movimentos aleatórios podem ser considerados características típicas do “reteté”.

        Muitas pessoas relacionam o “reteté” a umbanda ou ao candomblé – religiões afro-brasileiras - devido a semelhança nas manifestações de adoração ao que consideram sagrado. Visto que, as pessoas agem não de forma racional, mas como que dominadas por um espírito.

''E o espírito dos profetas está sujeito aos profetas.” (1 Coríntios 14:32).

         Em outras palavras, o apóstolo diz que ninguém pode falar que “perde o controle de si” quando usa um dom espiritual; Uma vez que, é preciso “dar espaço” para a existência do mesmo. Com isso, ele também está reprovando qualquer tipo de supostas experiências de êxtase, em que pessoas alegam estar sem domínio do próprio corpo, sem exercer sua racionalidade e/ou experimentando um estado de transe.

 

ORIGEM

        

         Este movimento não possuí raízes brasileiras, mas sim canadenses. O seu nome real pode ser traduzido como “Unção de Toronto”, exatamente por ter se originado a partir da prática esotérica da Igreja Comunhão da Videira do Aeroporto de Torono – Canadá. Uma das igrejas que mais deram notoriedade ao movimento do “reteté” a partir de 1994.

         Ao contrário das demais igrejas pentecostais, que buscam preservar a ortodoxia doutrinária, a igreja do Aeroporto,“granjeou” surpreendente notoriedade em virtude das manifestações que ocorriam em seus cultos.

         Dizendo-se cheios do Espírito, os frequentadores dessa igreja começaram a manifestar-se de maneira estranha e até “exótica”. Em dado momento, todos punham-se a rir de maneira incontrolável, alguns chegavam a rolar pelo chão. Justificando essa bizarrice, alegavam tratar-se de “gargalhada santa”. Outros iam ainda mais longe: não se limitavam aos risos; saíam urrando como se fossem leões, como carneiros, ou até gritando, como guerreiros, e ainda outros “caíam no Espírito”.

         Ana Paula Valadão, cantora do grupo Diante do Trono na suposta "unção do leão", caminhou por todo o palco em seu show.

       "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Rm 12). 

      “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” (1 Co 12:7).

 

GUNNAR VINGREN

     

        “Em 1923. Gunnar Vingren, um dos maiores fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, fora informado de que certo movimento pentecostal começava a alastrar-se por Santa Catarina. Sem perda de tempo Vingren deixou Belém do Pará, berço do pentecostalismo brasileiro, e embarcou para o Sul. No endereço indicado, veio ele a constatar: ‘Não se tratava de pentecostes, mas feitiçaria e baixo espiritismo” (revista DEFESA DA FÉ edição especial, revista número 5, página 115).

       ''Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.'' ( Atos 2.1-4).

          É triste ver igrejas intituladas “pentecostais”  se envolverem com esse tipo de coisa, anarquizando o já tão fragilizado movimento pentecostal. Onde a frase “SOLA SCRIPTURA” dos reformadores, raiz do movimento evangélico, fica comprometida diante de tantas experiências pessoais que são postas como equivalentes ou até mesmo acima das Escrituras.

 

MODISMO

        

         A teologia do continuísmo é a grande fonte que alimenta modismos dessa natureza e continuarão surgindo outros.

         O que é a teologia do continuísmo? É a crença de que a revelação divina continua, mesmo com o encerramento do cânon das Escrituras. Os seguidores dessa teologia acreditam que Deus fala fora das Escrituras. Por ser Deus maior que as Escrituras e por Deus continuar agindo na história. Assim, a Bíblia não passa de uma fonte das demais coisas que Deus tem para revelar.

''Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça." ( 2 Tm 3:16 ).  "Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Mc 12:24).

 

ESCÂNDALOS NOS CULTOS

 

         Estes rituais se repetem em cada “culto” ou reunião, seguidos das mais diversas manifestações. Sem contar as “bizarrices” que encontramos por aí: “paletó que derruba gente, fogueira santa, bota de cobra piton para pisar no diabo, mão gigante para ser tocada, anjos massageadores, unção do leão, do pião” e por aí vai…

         Para essas pessoas, a fé pura e simples não é suficiente, por isso constroem seus próprios “bezerros de ouro”. Elas precisam tocar, sentir e ver! Esquecem que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11.1), e se sentem incompletas quando não acontece o sobrenatural de Deus. Maso “andar no Espírito”, está muito longe disso.

        “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei…. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”. Gl 5:2223 e 25.

        “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?” (1 Co 14:23).

         O que acontece no culto não pode trazer escândalo, principalmente para os incrédulos. 

 

NÃO DEVEMOS NOS COMPORTAR COMO CRIANÇAS

 

         O Espírito Santo veio para glorificar a Jesus, pois tudo o que ele ensina, foi dado por Jesus, e seu objetivo é fazer com que o mundo creia no Senhor. Sabendo disso, podemos ter a certeza de que qualquer coisa que aconteça num culto, que não traga glória ao nome de Jesus, não vem do Espírito Santo. 

        “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” (1 Co 14:20).   Paulo escrevera uma carta a igreja de Corinto, advertindo-a quanto a imaturidade nos cultos ser a causa dos muitos problemas que surgiam. E isso se deve, prioritariamente, ao uso indevido dos dons, principalmente o de falar em línguas.

CAIR NO ESPÍRITO

         Há muitos que afirmam que “cair no poder” tem base na Bíblia Sagrada, porém antes de afirmarmos tal coisa, é necessário ler! E não apenas um versículo isolado, mas sim, o contexto em que ele está inserido.

 Vejamos o texto a seguir:

        “E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;” (Ap 1:17-19).

         O versículo 17 diz que quando João viu Jesus, ele caiu "a seus pés como morto", ou seja, assim como Daniel, João desmaiou por causa do medo, não foi algo causado por Jesus. A prova disso é que Jesus logo põe a mão sobre ele para acordá-lo e fala com ele, pois Jesus tinha uma mensagem pra ele e o queria bem acordado para ouvi-la.

 

CONCLUSÃO 

 

         Podemos observar que o “reteté” não edifica, não traz crescimento, e não vem do Espírito, mas sim do homem; ou pior, pode estar vindo até do diabo.

 

 

BIBLIOGRAFIA:

SIGNIFICADO DO RETETÉ. Disponível em:

https://www.significados.com.br/retete/

 

BÍBLIA ONLINE NVI. Disponível em:

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/2

 

A ORIGEM DO RETETÉ E A RAIZ DO PROBLEMA. Disponível em:

http://anti-heresias.blogspot.com/2011/05/origem-do-retete-e-raiz-do-problema-dos.html

 

NAS IGREJAS EVANGÉLICAS PENTECOSTAIS O “RETETÉ” PARA MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO É PRECISO? Disponível em:

http://blogs.odiario.com/inforgospel/2013/04/26/nas-igrejas-evangelicas-pentecostais-o-retete-para-manifestacao-do-espirito-santo-e-preciso/

 

O “RETETÉ” É AGRADÁVEL A DEUS? Disponível em:

http://evangjesus.blogspot.com/2016/01/o-retete-e-agradavel-deus.html

bottom of page