INFERNO

A HORA DA VERDADE

Por Valter França

         Considerado um mito inventado pelos contadores de história da Grécia antiga, a existência do Inferno ainda hoje é negada por muitos seres humanos; os quais não distinguem perfeitamente a ficção da realidade. Outros afirmam que o Inferno é uma invenção da Igreja Medieval, para impedir as pessoas de se rebelarem contra o poder eclesiástico; estes são aqueles que culpam a igreja pelo medo que as pessoas têm do castigo eterno. Há ainda os que pensam que o Inferno é aqui na terra; são os mesmos que acreditam que “o que aqui se faz aqui se paga”. 

         Todavia, nenhuma destas pessoas têm autoridade para afirmar ou negar a existência do Inferno.

         A Bíblia continuamente adverte sobre um lugar chamado Inferno. Há mais de 162 referências, somente no Novo Testamento, ao inferno. E mais de 70 delas foram ditas pelo próprio Senhor, Jesus Cristo!

         Inferno ou Geena: Era uma referência a um lugar chamado Vale de Hinon, um antigo lixão que ficava fora das muralhas de Jerusalém; onde eram lançados cadáveres de pessoas consideradas indignas, restos de animais e toda a imundícia, para serem queimados. O fogo queimava dia e noite; utilizava-se enxofre como combustível para manter o fogo acesso. Jesus utilizou este vale como símbolo da destruição eterna.

 

Jesus advertiu várias vezes sobre o Inferno

 

         O Senhor Jesus, estava preocupado em alertar as pessoas sobre o inferno, a fim de que não fossem para lá. Pois o inferno não é um lugar destinado ao ser humano, mas sim ao  diabo e os seus anjos.

         Como Cristo afirmou em Mateus 25:41- ''Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos''.

         Muitos temem o que os homens podem fazer contra eles, mas Jesus disse em Mt 10:28-"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temeis antes aquele  que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo".

         Também Jesus fala acerca dos escândalos Mc 9:43 a 48- "E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga. Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga".
 

Onde está localizado o Inferno?

 

         A Bíblia nos informa que Jesus desceu ao inferno, ora se ele desceu, o inferno não pode ser acima da terra, mas sim, no interior dela; como está registrado em Mt 12:40 - “Pois como Jonas esteve três  dias e três noites no ventre da baleia assim estará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra.”

         Ef 4:9 a 10–“Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.”

         O Birmingham News, de 10 de Abril de 1987 publicou um artigo intitulado "O Centro da Terra é Mais Quente Que a Superfície de Sol, os Cientistas Dizem". Onde há uma declaração de que "O NÚCLEO DA TERRA TEM UMA TEMPERATURA DE MAIS DE 12.000 GRAUS FAHRENHEIT!"; o que equivale a mais de 6.000 Graus Celsius.

O inferno é um lugar de chamas e tormento eterno

         Podemos até imaginar o inferno como um lugar onde pessoas serão atormentadas pelas chamas, pela escuridão; como um lugar de solidão, sem ter com quem conversar... Porém jamais iremos conseguir descrevê-lo como realmente é. Mas temos um relato perturbador no evangelho Lc 16:24-“E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.”

         Também podemos ver que o tormento das chamas produzirá tanta dor que as pessoas chegarão a ranger os dentes, como vemos em  Mt 13:40 a 42- "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.”

 

Quem irá para o Inferno?

 

         Embora Deus não tenha prazer em mandar ninguém para o Inferno, ele o fará. Pois as pessoas negligenciaram o amor de Deus, demonstrado por Jesus na cruz do calvário, de acordo com 2Tess 1:8 - "Como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus".

         Como também aqueles que se esqueceram de Deus Sl 9:17- " Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus."

         A lista daqueles que irão para o inferno aumenta quando conferimos no livro de Apoc 21:8 -“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

         E também em ICo 6:10–“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”

 

Os que estão no Inferno estão conscientes

 

         Algumas pessoas acreditam que não há vida após a morte, que simplesmente acabou. Sabemos que isto não é verdade; as que morrem sem Cristo vão para o inferno e lá, estão conscientes e lembram-se de tudo o que deixaram para trás e o que praticaram aqui na terra. Podemos verificar isto quando o rico morre em (Lc 16:23- 26) No Hades, onde era atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ”Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo”.
"Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem”.

 

Quem morre não volta

 

         Há quem acredite que pessoas podem voltar após a morte para atormentar alguém, para poder ajudar de alguma forma quem ainda está aqui na terra ou até mesmo proteger alguém. Porém a Bíblia afirma que não há possibilidade nenhuma de que isto ocorra, como está escrito em Hb 9:27–“E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo”.

         A Bíblia nos transporta novamente até o rico que está no Inferno, pedindo para Abrão enviar Lazaro para pregar aos seus irmãos que estão vivos, uma vez que lazaro também estava morto. Veja o que Abrão diz a ele, visto que não pode alguém ser sepultado e voltar de onde está: Lucas 16:27-31"Ele respondeu: ‘Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.
"Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.
" ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’.
"Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ ".

 

Há esperança para o livramento da condenação ao Inferno

 

         Sim, há esperança para aqueles que ainda não tomaram uma decisão com Deus, como mostramos aqui, o Inferno existe e isto é tão certo como a morte é; mas saiba que Jesus, o filho de Deus, se manifestou pelos pecados que cometemos, para pagar a nossa dívida e livrar a nossa alma da condenação eterna; com o seu sangue ele nos comprou para Deus, para todo aquele que crê nele e na sua obra redentora, não pereça, mas tenha a vida eterna. Lucas 19:10–“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

         Basta somente você se arrepender e confessar os seus pecados a Jesus e recebe-lo como o único e suficiente salvador da sua alma.

         Atos 2.21–“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
 

FATOS REAIS:

 

1° Fato: O artigo seguinte apareceu num jornal da Finlândia bem respeitado, Ammenusastia:

"Como um comunista eu não acredito em céu ou na Bíblia, mas, como um cientista eu acredito agora no Inferno, " disse Dr. Azzacove. “Desnecessário dizer que ficamos chocados ao fazer tal descoberta. Mas nós sabemos o que nós vimos e nós sabemos o que nós ouvimos. E estamos absolutamente convencidos que nós perfuramos pelos portões do inferno!"
Dr. Azzacove continuou: "A perfuratriz, de repente, começou a girar velozmente indicando que tínhamos chegado a um grande bolsão vazio ou uma caverna. O sensor térmico mostrou um aumento dramático da temperatura para 2,000 graus Fahrenheit ".
"Nós abaixamos um microfone, projetado para descobrir os sons de movimentos tectônicos abaixo da galeria. Mas em vez de movimentos de placas nós ouvimos uma voz humana, gritando de dor! No princípio pensamos que o som estava vindo do nosso próprio equipamento”.
"Mas quando nós fizemos ajustes nos equipamentos, nossas piores suspeitas foram confirmadas. Os gritos não eram de um único humano, eles eram gritos de milhões de humanos!"

 

2° Fato: Há alguns anos publicou-se um livro, chamado “Além do Portal da Morte” escrito pelo Dr. Maurice Rawlings. Este médico, um especialista em Medicina Interna e Cardiovascular, ressuscitou muitas pessoas clinicamente mortas.

         Ateu convicto, "considerava todas as religiões uma 'farsa' e morrer nada mais era do que uma extinção indolor".

         Mas algo aconteceu em 1977 que provocou uma mudança dramática na vida deste médico: ele estava tentando trazer um homem clinicamente morto de volta à vida e, de repente, este homem começou a gritar dizendo que estava — descendo às profundezas do inferno.

        "Cada vez que o paciente recuperava a batida do coração e a respiração, ele gritava aterrorizado, ‘Eu estou no inferno!’ Ele estava verdadeiramente aterrorizado e suplicava que o ajudasse. Seu rosto estampava puro horror, seu semblante grotesco mostrava que ele estava diante de algo pior que a morte! Suas pupilas estavam dilatadas e ele transpirava e tremia. Então outra coisa aconteceu: Ele disse, ‘Não entende? Eu estou no inferno ... Não me deixe ir para o inferno!’ ... o homem falava sério, ele estava num pânico que eu jamais vira antes."

(Maurice Rawlings, Beyond Death's Door - Thomas Nelson Inc., 1979. p. 3). 

         O Dr. Rawlings disse que ninguém que tivesse ouvido seus gritos e visto sua face de terror poderia duvidar por um instante sequer de que realmente ele estava num lugar chamado inferno!

 

 

Bibliografia:

 

Inferno: Mito ou Realidade. Disponível em:

http://www.cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/cultura-crista/29/inferno:-mito-ou-realidade.html

 

A Voz da Palavra Profética. Disponível em:

http://profetadoevangelho.blogspot.com.br/2012/05/inferno-lugar-preparado-para-o-diabo-e.html

 

A Verdade Sobre o Inferno. Disponível em:

http://solascriptura-tt.org/Sermoes/E9C-VerdadeSobreInferno-TWatkins.htm

 

Inferno e seus habitantes descrentes e crentes. Disponível em:

http://wesleyana1.com/inferno-e-seus-habitantes-descrentes-e-crentes/