top of page

NOSSA HISTÓRIA

Pastor Valter França da Igreja Pentecostal Sarando o Mundo (IPSM)®, fundada em 20 de agosto de 2017 na Cidade de São Vicente, litoral de São Paulo.

     O Pastor Valter de Sousa França, natural da cidade de Ibiara - PB, nasceu no dia 02 de outubro de 1980; casou-se com Giselda Alves França em 2002 e com ela teve três filhos, heranças do Senhor: Laís, Valter e Larissa. Ele conheceu o Senhor Jesus ainda criança, com oito anos de idade, através de um tio que estava visitando sua família.  

“Entre muitas conversas, ele falou do amor de Deus e de seu filho Jesus, e em como Ele havia transformado sua vida; e então, nos levou à igreja ‘Deus é amor’ na cidade de Cubatão, no litoral de São Paulo. Naquela mesma noite, tomei a decisão de entregar minha vida a Jesus. Logo passei a compor o conjunto de crianças da igreja e com treze anos, comecei a buscar o batismo com o Espírito Santo. Me lembro de levantar nas madrugadas para buscar a Deus junto com a minha mãe; eu não perdia nenhum ‘Círculo de Oração’. E nos cultos, eu sentava na primeira fileira, porque não queria que nada tirasse a minha atenção para ouvir Deus falar através dos louvores e da pregação. O meu coração ardia por um relacionamento mais estreito com aquele que havia me tirado das trevas para a Sua gloriosa luz.”

     O Pr. Valter recebeu o “selo da promessa”, o batismo com o Espírito Santo, em 1993, com treze anos de idade, durante um ensaio do conjunto de crianças.

“Uma experiência que ficou marcada em minha vida.”

     E ao ver Deus usando seus servos através da palavra e das divinas revelações, também almejava ser usado por Ele.

 

“Deus começou a usar pessoas para me dizer que tinha uma obra muito grande em minha vida e que Ele me usaria para ensinar a sua palavra e me colocaria à frente de sua obra, para cuidar do seu rebanho. “

     Com o passar dos anos, passou a fazer parte do conjunto de mocidade; a participar do programa de rádio; bem como a atuar na área de evangelismo e dos cultos campais da igreja.   

 

“Me Casei em 2002; e não demorou para que Deus começasse a cumprir o que Ele havia me prometido ainda adolescente. Fui convidado para tomar conta do rebanho do Senhor, primeiro em uma congregação; e depois, para tomar conta das sedes nas cidades da Baixada Santista.”

     Em maio de 2013, o Pr. Valter França decidiu renunciar ao seu cargo na igreja devido a mudanças que feriam os princípios da palavra de Deus. E após isso, se reuniu com um irmão, que também havia saído do mesmo ministério, para abrirem uma nova igreja.

 

“Me reuni a um irmão que havia feito parte da diretoria daquele ministério e começamos a falar sobre abrir uma porta para falarmos abertamente da palavra de Deus; falamos sobre como iriamos nortear a igreja, e concordamos que não deveríamos cometer os mesmos erros do antigo ministério. Após três meses, inauguramos a igreja.”

     Mas, passado algum tempo neste novo ministério, as coisas começaram a mudar.

“Com o passar do tempo percebi que aquilo que havíamos tratado antes de abrirmos a obra não estava mais sendo respeitado e, por vezes, tentei conversar com ele; mas ele não me escutava, ao ponto da minha família não sentir mais vontade de servir a Deus naquele lugar; vivíamos tristes e decepcionados. “

     E foi então que o Pr. Valter França, juntamente com sua família, decidiu pela saída daquele ministério.

“Para não entrar em atrito, decidimos sair e junto com alguns irmãos, que pediram para que não os abandonassem, decidimos orar pedindo a Deus uma direção.”

     Ao buscarem uma direção de Deus, procuraram uma irmã anciã, de bom testemunho, e pediram que orassem por eles.

 

“Eu e minha esposa procuramos uma irmã anciã, serva de Deus, de testemunho exemplar, que não sabia o que estava acontecendo e pedimos para que ela orasse por mim e minha esposa; e no momento em que ela orava, Deus tomou a boca dela e começou a dizer que o que estávamos passando era permissão dEle e que eu não deveria parar, porque Ele estava me confiando uma obra para tomar conta e que eu não temesse.”

     Algum tempo depois, o Pr. Valter e a sua família, junto de mais alguns irmãos, inaugurariam um novo ministério, intitulado “Igreja Pentecostal Sarando a Terra.”

“Naquele momento solene, em uma tarde chuvosa de domingo, no dia 20 de agosto de 2017 ao som das vozes que me acompanhavam louvando a Cristo, o cabeça da igreja, com os hinos sacros da Harpa Cristã: “Mais um Templo – nº632”, “Servir a Jesus – nº147” e “Um Pendão Real – nº 46”, juntamente com a Leitura da palavra em II Crônicas 7:14 inaugurávamos a nossa igreja. Neste dia memorável se fizeram presentes: a minha esposa Giselda França e meus três filhos, Laís, Valter e Larissa França; e aqueles que fariam parte deste novo trabalho: Irmã Angelina, Gilvanete, Maria Eduarda, Haryson, Maurício, Edilane, Jully, Lucas, Isabella, Ricardo, Anísia, Davi, Sirley, Pureza, Fernanda, Márcia, Salete, Luiz, Gilberto, Givaldo, Fernando e outros irmãos, de outros ministérios, também nos cercavam.”

Inauguração da igreja - 20 de agosto de 2017

E desde o princípio, tudo foi direcionado por Deus...

     Após a decisão de realmente inaugurar um novo ministério, debaixo da palavra e da promessa de Deus, o Pr. começou a pensar em um nome para a igreja. O qual acabou sendo revelado pelo próprio Criador.

“Precisávamos de um nome para a igreja, e foi quando eu estava dirigindo, voltando do trabalho na cidade de Santos em direção a cidade de Cubatão, que me veio a revelação do Senhor com o nome “Igreja Pentecostal Sarando a Terra”, como também a referência bíblica “II Crônicas 7:14”. Ao ler o livro, logo entendi o que Deus estava falando, a terra precisava ser sarada.”

 

     Após dois anos da inauguração da igreja, o pedido para registro da marca veio como indeferido, devido a semelhança do nome “Sarando a Terra” com outras denominações já registradas; e então o nome da igreja deveria ser mudado.

“Fiquei preocupado em ter que mudar o nome da igreja; mas, olhando para o símbolo, a resposta estava dentro da gota d'água: o “globo terrestre”. Assim, “Sarando a Terra”, passou a se chamar “Sarando o Mundo”; e com a mudança conseguimos o registro.”

 E foi assim que surgiu a nossa amada Igreja Pentecostal Sarando o Mundo.

     O logotipo da igreja foi uma revelação do próprio Deus, mediante o texto de II Cr 7:14:

“e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” - II Cr 7:14

O significado do logotipo:

  • Aliança – simboliza a aliança de Deus com os homens, mediante o reconhecimento do pecado e a humilhação; apontando para a morte expiatória de Cristo na cruz do calvário (Mt 26:28).

  • Gota d’água – após nos humilharmos diante de Deus, de todo o coração, o nosso pecado é perdoado e Deus derrama chuva sobre a terra seca (Jo 7:38).

  • Globo terrestre – simboliza que, através do arrependimento sincero, todos podemos chegar a Deus e aponta para o grande amor de Deus para com a humanidade (Jo 3:16).

  • Broto – Segundo o dicionário: brotos ou rebentos são a parte visível das plantas em estágios iniciais de desenvolvimento; e ele simboliza que, após Deus enviar a chuva, a terra é sarada e capacitada para produzir frutos (Mt 13:23).

“A IPSM está comprometida com Cristo, e luta pela fé que um dia foi dada aos Santos (Jd 1:3). Nós acreditamos que é somente através de Jesus Cristo e da propagação do poder de Sua palavra, que vidas podem ser restauradas. Acreditamos na restauração daqueles que se encontram presos pelas algemas do pecado, presos nos vícios das drogas, da prostituição e da criminalidade; como também na cura das enfermidades. Por isso, temos feito evangelismos, cultos campais em praças públicas, em periferias, como também em sítios na região norte do país; além de atuar na obra social, com a distribuição de alimentos para aqueles que se encontram em situação de rua.”

 Da esquerda para direita: Romero Gomes, Francisco Santos, Davi Fonseca, Valter (Junior) França, Lucas Patrocínio,

Pr. Valter França, Maurício Patrocínio, Dc. Matheus Rosa, Giselda França, Pb. Ricardo da Fonseca, Laís França e Larissa França.  Abaixo: Jully Patrocínio, Alice Cordeiro, Isabella Matos, Edilane Patrocínio, Angelina da Silva, Ana Elisa, e Anísia Fonseca.

     Em 6 anos de ministério, muitas pessoas passaram pela IPSM, algumas por um curto espaço de tempo, outras, por um período de longa duração. Mas, certamente, todas elas deixaram a sua marca na história da nossa igreja.

     Nesse ínterim, passamos por altos e baixos; por tristezas e também por grandes alegrias; por despedidas e também por muitas boas-vindas. Mas sabemos que em todos os momentos sempre tivemos o mais importante: Cristo ao nosso lado!

     Hoje, 6 anos após a sua inauguração, a IPSM conta com membros como a irmã Alice Cordeiro, que veio da Umbanda e o seu marido Francisco Santos, que veio do tráfico; a jovem Ana Elisa, a jovem Cássia da Silva, entre outros.

IMG_9331_edited.jpg

 5º Aniversário IPSM - 20 de agosto de 2022

                  Da esquerda para a direita: Francisco Santos, Lucas Patrocínio, Maurício Patrocínio, Pb. Ricardo da Fonseca, Pr. Valter França,  Dc. Matheus Rosa e Valter (Junior) França. Abaixo: Matheus Matos, Alice Cordeiro, Giselda França, Ana Elisa Alves, Edilane Patrocínio, Isabella Matos, Laís França, Larissa França e Jully Patrocínio.

bottom of page