top of page
3.png

Nascido debaixo de lágrimas e por milagre divino, Samuel foi entregue ao Senhor por sua mãe, que havia feito um voto com o Deus de Israel.

 

Ainda muito novo, Samuel foi levado ao templo para, junto do sacerdote Eli, aprender como se portar e viver na presença do Senhor. Samuel se destaca por se esforçar a se submeter à lei e à vontade de Deus, zelando e servindo com reverência. Pois havia aprendido que para estar na casa do Senhor não podia estar de qualquer maneira.

 

Afinal, o Senhor se fazia presente naquele lugar. Embora longe da sua família e da sua casa, o Senhor não deixou que se sentisse desamparado, pois Ele mesmo se encarregou de suprir todas as suas necessidades. Pois o Senhor cuida daqueles que se submetem à sua palavra.

 

Crescendo fisicamente e se desenvolvendo cada vez mais na presença do único e verdadeiro Deus, seus passos não podem ser outros se não no caminho do Criador. Samuel sabia a história do seu povo e fora ensinado sobre o Deus de Israel, mas ainda não conhecia a Deus e nem a sua voz.

 

É então que o Senhor decide ter um encontro marcante com ele, chamando-o pelo seu nome por três vezes. E Samuel, orientado pelo sacerdote Eli, resolve responder o próprio Deus, como um verdadeiro servo, dizendo "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve". Foi a partir deste momento que Samuel começou a ter um relacionamento profundo com Deus, pois a sua vida estava separada para o Senhor.

 

Deus o chama para ser profeta e juiz do seu povo. Uma tremenda responsabilidade, pois ele deveria falar ao povo tudo que Deus ordenara, isso implicaria em bênçãos ou juízos. A medida que o tempo foi passando, Samuel viveu grande experiências com o Senhor e nunca fugiu do propósito estabelecido por Deus. Por determinação divina, 6 foi responsável pela unção de dois reis em momentos diferentes: Saul, da tribo de Benjamin e o rei segundo o coração de Deus, Davi, da tribo de Judá.

 

Samuel continuou sendo obediente a Deus, alertando o povo de Israel ao arrependimento de suas ações. Enquanto Samuel escolheu estar na presença de Deus de maneira irrestrita, Deus nunca o abandonou; isso fez com que este homem fosse um dos maiores profetas do antigo testamento e honrado pelo nosso Deus Jeová. A vida deste homem de Deus nos mostra que o Senhor não aprova a desobediência e as atitudes erradas; as quais o sacerdote Eli praticou, estando num cargo santo.

 

Pois não repreendeu seus filhos quando era preciso, ao invés disso honrou mais a eles do que ao Senhor e por isso, o mau sobreveio sobre os seus filhos, sobre a sua vida e sobre todos da sua linhagem. Pois o Senhor é Santo, assim como tudo o que pertence a Ele.

 

Como um grande exemplo depois de Cristo, ainda nos dias de hoje, todos os que leem a palavra de Deus com o coração aberto ficam surpreendidos pela maneira como Deus direcionou, capacitou e usou o profeta Samuel. Por isso a importância de fazermos o papel de servos e filhos do Senhor, não temendo ao homem e às afrontas de Satanás.

 

Pois o Senhor é quem vai à nossa frente para nos livrar e Ele se encarrega de preparar todas as coisas, só para nos garantir a vitória.

 

Seja ousado e avance por Cristo, fazendo uso das suas palavras e então verás a glória do Senhor sendo realizada em sua vida!

bottom of page