top of page
7.png

Sendo o filho mais novo de Jessé, surgiu como um humilhe pastor de ovelhas, e foi escolhido pelo próprio Deus para suceder ao Rei Saul no trono de israel.

Samuel, o qual foi designado para ir a casa de Jessé e ungir um de seus filhos como sucessor de saul, prontamente apontou Eliabe para aquela função, pela sua estatura e boa aparência, mas o Senhor lhe diz: “não atentes para a sua aparência, nem para grandeza de sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê, como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" 1 Samuel 16:7

Nos fazendo entender que Ele estava a procura de um coração reto e sincero, afim de torna-lo forte. Ainda assim, Jessé fez passar todos os seus filhos diante de Samuel, mas o Senhor não escolhera nenhum deles. e no versículo 13 de 1 Samuel 16, vemos o profeta ungir aquele jovem perante seus irmãos, e dessa maneira o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.

Estando Israel em guerra contra os filisteus, podemos contemplar nas passagens bíblicas um dos maiores feitos de Davi; pelo qual é conhecido até hoje: a vitória contra o gigante filisteu Golias. Era apenas um moço, mas com 5 pedras e uma funda o derrotou; mostrando a sua fé e confiança no Senhor dos exércitos para protegê-lo e lhe dar a vitória.

Entretanto, Saul, sentindo-se ameaçado pela ascensão de Davi após derrotar o Gigante, procurou matá-lo, forçando-o a fugir e ficar cativo durante anos.

E neste tempo de fugitivo, Davi reuniu homens valentes e destemidos, os "Valentes de Davi", os quais em muitos momentos escaparam das mãos de Saul.

E Mesmo tendo muitas oportunidades, davi se recusou a matar Saul. "E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor." 1 Samuel 24:6. Mostrando respeito pela autoridade do rei que foi ungido por Deus.

Após ser ungido como Rei, Davi unificou as tribos de Israel e expandiu aquele território, e seu povo pode contemplar uma era de paz e prosperidade. Davi é lembrado por ser um grande líder militar, por suas habilidades musicais, com as quais acalmava o rei Saul no seu tempo de conselheiro e escudeiro do rei, e também por escrever muitos dos salmos bíblicos.

Mas, assim como nós Davi não ficou isento de falhas. seu relacionamento com Bate-Seba e envolvimento na morte de Urias, mostram a sua imperfeição diante da caminhada, mas apesar disso, até os dias de hoje, Davi é visto como um homem segundo o coração de Deus, modelo de fé, coragem e principalmente de arrependimento. Destacando a sua dependência e confiança em Deus, assim como a sua constante busca por retidão e devoção ao nosso Senhor.

"Eu te louvarei, Senhor com todo o meu coração; cantarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo."

Salmos 9: 1-2

bottom of page