
CORTAR O MAL PELA RAIZ
Por Pr. Valter França
Em um dos ensinamentos do Sermão da Montanha, Jesus utiliza duas metáforas nos Vs 8-9 onde Ele mostra que, se o cristão não cortar o mal pela raiz, estará, como muitos, indo direto para o abismo do inferno.
Ao utilizar o Vs 8 – Jesus afirma que, se não cortar o pé e a mão, o corpo inteiro será lançado no inferno. Na verdade, Jesus não estava falando de forma literal, mas estava dizendo que se não amputarmos aquilo que nos faz pecar, iremos perder a nossa salvação.
Muitas pessoas estão presas ao amor ao dinheiro, querendo sempre acumular mais e mais e nunca estão satisfeitos, nem que para isso eles tenham que jogar sujo, prejudicar alguém, subornar. Está tão embriagado com a luxúria que não enxerga o mal que tem feito. Como acabe, Jezabel, que por não poder por meios legais adquirir a vinha de Nabote, o fez à força, levantou por meio de falsas testemunhas calúnias contra ele, fazendo que fosse apedrejado (1Rs 21). Isso nos mostra que há muitos Acabes e Jezabel espalhados por aí cometendo atrocidades para conseguir seus objetivos.
O Vs 9 – Fala sobre o olho direito, considerado mais importante pelos antigos daquela época, que acreditavam que era o que enxergava melhor.
Jesus traz uma assustadora solução: arrancar e lançar fora. Na Bíblia encontramos muitos exemplos de homens que devido à porta de entrada do coração cobiçou mulheres casadas, como o rei Davi que por não sair para guerra (não estava com a mente ocupada) cobiçou a mulher de Urias um dos valentes do rei Davi ao olhar pela janela do seu palácio (2Sm 11). Hoje, muitos têm caído no mesmo laço que Davi porque os seus olhos estão à procura de satisfazer a sua carne.
Nos dois casos Jesus mostra o diagnóstico, é necessário renunciar de vez à prática do pecado, para estar apto para ir às moradas celestiais.
Nas duas metáforas, Jesus aponta que o que você faz aqui em vida, embora seja prazeroso, é apenas momentâneo, passageiro, porém as suas consequências são eternas.
“Tenha a sua vida e o seu coração totalmente voltado para Deus e para o céu e então nada e nem ninguém poderá te vencer”.
