top of page

O CRENTE PÉ DE CHINELO

Por Jully Patrocínio

Minha avó sempre me disse que quando a chamavam para ir à igreja, ela respondia:

“não, quando eu for, vai ser pra ser crente de verdade, não vou ser crente pé de chinelo”.

Mas afinal, o que seria ser “crente pé de chinelo”?

         O “crente pé de chinelo” é aquele que anda com um pé na igreja e outro no mundo. É aquele que na igreja é uma coisa e dentro de casa é outra bem diferente. Esse, engana a si mesmo, pois é tolo em pensar que algo escapa aos olhos de Deus.

         O “crente pé de chinelo” é aquele que “serve a Deus” por uma simples obrigação moral, pois sua consciência o diz que esse é o certo a se fazer. E assim, ele mesmo se faz de tolo, pois não lhe ocorre que Deus vasculha o seu coração.

         O “crente pé de chinelo” diz que “domingo é o dia de ir à igreja”, só que ninguém sabe de qual domingo ele está falando, pois dá pra contar na mão os domingos em que aparece por lá. Ah, mas calma, ele não perde uma festa da igreja, afinal, as pessoas precisam saber que ele é crente!

         O “crente pé de chinelo” ainda não entendeu que para ser amigo de Cristo você precisa ser inimigo do mundo; se ilude ao pensar que pode servir a dois senhores. Tolo, não lhe disseram que Deus não divide a sua glória com ninguém?

         O “crente pé de chinelo” é aquele que morre de medo de morrer, por não sabe para onde iria; e não é por medo de ir para o inferno, ah, antes fosse! Não, no que ele se agarra mesmo é nessa vida terrena. Afinal, “existe mesmo vida após essa?” pensa ele, pois não quer se desgrudar das alegrias passageiras do mundo.

         O “crente pé de chinelo” é aquele que não consegue se decidir, e em sua tolice, segue a sua própria cabeça, se fazendo sábio aos próprios olhos e guiando a si mesmo para o fogo eterno. Ora, você não sabe que crente indeciso causa enjoo ao seu Senhor?

         Ah, “crente pé de chinelo”, se ao menos alguém lhe tivesse dito essas coisas! Se ao menos você abrisse a sua Bíblia para ler e aprender e não somente para recita-la em público, e o pior, sem nem mesmo entender o que estava dizendo!

        “Crente pé de chinelo”, quando você vai crescer? Quando deixarás de ser menino e de se alimentar de leite? Quando passarás a se alimentar de coisas sólidas?

      “Crente pé de chinelo”, tome cuidado! Ninguém lhe avisou dos buracos que existem na sua estrada? E se você cair, quem é que vai te tirar daí se você só confia em si mesmo?

Acorde “crente pé de chinelo”, deixe o chinelo para trás e calce os sapatos que Deus te deu!

          Ele está te dando mais uma oportunidade de se reconciliar com Ele e virar um crente de verdade. O que mais você quer? Vai esperar essa vida acabar para ver com os próprios olhos? E, aí, o que dirá quando se encontrar diante do julgamento de Deus? Por acaso você vai dizer que confia no Senhor, que Ele é o teu Deus? Ora, mas como? Se Ele diz nunca ter te conhecido!

 

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7:21-23

bottom of page